quarta-feira, 28 de setembro de 2011

NOVA ORTOGRAFIA: acentuação e os casos de dupla grafia

De acordo com a Nova Ortografia, algumas palavras admitem dupla grafia no que se refere à acentuação gráfica. Assim, é facultativo:

1. Usar o acento circunflexo (^) ou o agudo (´) nas palavras em que as pronúncias cultas da vogal tônica aceitam variação, sejam elas oxítonas, paroxítonas ou proparoxítonas. Se a vogal tônica da língua culta soa fechada, recebe acento circunflexo; se soa aberta, recebe acento agudo.
Exemplos:
matinê ou matiné
cocô ou cocó
fêmur ou fémur
ônix ou ónix
ônus ou ónus
pônei ou pónei
Vênus ou Vénus
acadêmico ou académico
cômodo ou cómodo
efêmero ou efémero
gênio ou génio.

2. Usar o acento circunflexo para marcar a oposição entre as seguintes palavras: dêmos (1ª pess. pl. pres. do Subjuntivo) e demos (1ª pess. pl. pret. perf. Indicativo) fôrma (substantivo) e forma (substantivo ou verbo).

3. Grafar-se com acento agudo (´) ou não acentuar os verbos aguar, apaziguar, apropinquar e delinquir. Exemplos: Águe ou ague averíguo ou averiguo.

Fontes: Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, 5ª edição, Bases VIII a XIII. Escrevendo pela Nova Ortografia, do Instituto Antônio Houaiss.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

DÚVIDAS FREQUENTES: "melhor" ou "mais bem"

"Melhor" ou "Mais bem"? Depende do contexto. Ambas as formas são comparativos de superioridade do advérbio "bem". Vejamos as diferenças entre elas:
  • "Melhor" é a forma sintética (uma só palavra) e é usada nos casos em que se compara uma mesma ação, praticada por:
a) sujeitos diferentes Exemplo: Minha amiga canta melhor que eu. b) um só sujeito Exemplo: Hoje cantei melhor.
  • "Mais bem" é a forma analítica (mais de uma palavra) e é usada em três situações:
1ª) Ao se comparar ações diferentes de uma mesma pessoa. Exemplo: Minha amiga canta mais bem que mal. 2ª) Diante de particípio. Exemplos: A lição foi mais bem compreendida nesta aula. Ele é o funcionário mais bem informado da empresa. Observação: o gramático Domingos Paschoal Cegalla, admite que antes de verbos no particípio (ido, ado), tanto é correto usar melhor como mais bem. Já Napoleão Mendes de Almeida afirma que "o mais seguro, antes de particípio, é redigir "mais bem ...". 3ª) Nos casos em que "bem" faz parte de adjetivo composto. Exemplos: mais bem-sucedido, mais bem-humorado, mais bem-aventurado, etc. Observação: tanto "melhor" como "pior" são comparativos dos adjetivos bom e mau e dos advérbios bem e mal. Atente-se, entretanto que "melhor" (mais bem) não varia, pois é advérbio: Eles estão falando melhor; e "melhor" (mais bom) é adjetivo, por isso, varia: Eles são os melhores alunos. Fontes: Gramática Metódica da Língua Portuguesa, de Napoleão Mendes de Almeida, p. 150 e 320. Dicionário de dificuldades da Língua Portuguesa, de Domingos Paschoal Cegalla, Ed. Lexicon.

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

NOVA ORTOGRAFIA: o hífen em palavras formadas por prefixos

Pela Nova Ortografia, USA-SE O HÍFEN em PALAVRAS FORMADAS POR PREFIXOS, nos seguintes casos:


- quando o prefixo termina com a mesma vogal que se inicia o segundo elemento (vogal + mesma vogal). 
Exemplos:anti-inflamatório arqui-inimigo auto-observação micro-ônibus micro-onda


- quando o segundo elemento inicia por h. 
Exemplos:anti-higiênico anti-horário super-homem sobre-humano macro-história
Observações: 1) Não se usa o hífen em formações que contêm os prefixos des-, in- e an-, nem naquelas em que o segundo elemento perdeu o h inicial. Exemplos: desumano, desumidificar, inábil, inumano, anistórico, anepático. 2) Na forma a- usa-se o hífen e não se elimina o h: a-histórico.


- quando os prefixos hiper-, inter- ou super- se ligarem a palavras que se iniciam por r.  Exemplos:hiper-requisitado inter-regional super-resistente


- com os prefixos ex-, vice-, sota-, soto- e vizo-.
Exemplos: ex-diretor vice-prefeito sota-piloto soto-mestre vizo-rei


- com os prefixos circum- e pan-, quando o segundo elemento inicia por vogal, m ou n, além do h. 
Exemplos: circum-adjacente circum-ambiente circum-hospitalar circum-navegação pan-africano pan-atrofia pan-hidrômetro pan-negritude pan-óptico


- com os prefixos pós-, pré- e pró-, quando forem tônicos, acentuados e conservarem autonomia vocabular. 
Exemplos: pós-eleitoral pós-graduação pós-guerra pós-escrito pré-estreia pré-eleitoral pré-escola pré-fabricado pré-contrato pré-lançamento pró-americano pró-forma


Observação: os prefixos átonos re-, pre-, pro- e o prefixo co- aglutinam-se em geral ao segundo termo, mesmo que este inicie pela mesma vogal ou h. Exemplos: cooperar, coordenar, cooperação, cooptar, reescrever, reescrita, preconceito, preencher, proativo.

Fonte: Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, 5ª edição, base XVI.